Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Foi convidado para um casamento? Saiba quais são as regrinhas básicas de etiqueta



Quando somos convidados para um casamento ou outra cerimônia formal podem surgir algumas dúvidas, tais como que roupa vestir ou como se portar. Seguir essas regrinhas é normal e evita que você cometa alguma gafe!



Trajes:

- Fraque ou meio-fraque são apenas para o noivo e o pai do noivo.

- Os padrinhos devem usar ternos escuros e camisa branca (ou de cor clara), preferencialmente.

- Branco, pérola e marfim são cores exclusivas da noiva. Nenhum convidado, padrinhos ou madrinhas podem usar, para não competir com o vestido da noiva. 

- O chapéu feminino só deve ser usado em cerimônias diurnas. Os óculos escuros também são permitidos, mas tire quando chegar ao local da celebração.

- As madrinhas não devem usar preto, pois é uma cor associada ao luto no Brasil. E a tradição é de não usar essa cor em casamentos.

- Não compareça a nenhum casamento com traje informal (jeans, camisetas, malhas, moletons, tênis, etc), mesmo que seja no cartório. É uma falta de consideração com os noivos.


Envio de presentes:

- Os presentes para os noivos devem ser entregues pelos convidados com antecedência, na casa da noiva. Não é adequado levar para igreja ou recepção. Se você for de outra cidade ou estiver sem tempo, entregue na casa dos pais da noiva, após o casamento.

- É elegante escrever um cartão com felicitações aos noivos, assim seu presente ficará identificado e o casal ficará feliz com a mensagem.

- Descubra onde os noivos fizeram listas de casamento, assim você terá certeza que o presente será útil e do agrado do casal.  Dica: Você pode perguntar aos pais da noiva ou do noivo em quais lojas eles têm listas de presentes.

Comportamento:

- Desligue o celular durante a cerimônia.

- Nunca peça para levar mais uma lembrancinha, além daquela que você já ganhou. 

- Não leve docinhos ou pedaços do bolo, é deselegante.  

- Não leve taças, copos, talheres ou os arranjos da festa, esses itens são propriedade do buffet e os noivos terão que pagar por eles caso sejam levados.

- Se você tem crianças muito pequenas evite levá-las, mesmo que o convite seja extensivo aos filhos.

- Beba moderadamente, para não ficar bêbado. Assim você evita dar vexame ou passar mal.

- O foco das fotos são os noivos, por isso, não fique querendo aparecer em todas as fotos e muito menos peça para ser fotografado, por mais intimidade. 

- No dia do casamento, os noivos precisam dar atenção para muitos convidados, então, por mais que seja amigo dos noivos, evite concentrar e exigir as atenções dos noivos somente para você. Aja naturalmente e seja discreto.

Horários:

- Seja pontual e respeite o horário do convite (tanto da cerimônia, como da recepção).

- Não seja o último a deixar a festa, lembre-se que foi um dia cansativo para os noivos e que eles precisam descansar. 


 Imagem do UOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário