Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O cardápio ideal para cada estação do ano



Já pensou em sair do tradicional e investir em um cardápio de acordo com a estação do ano em que acontecerá o seu casamento? Pode ser uma excelente alternativa para inovar e também para economizar, já que produtos da época são sempre mais baratos.

A primavera acontece no período entre 22 de setembro e 21 de dezembro. Nessa época o clima já começa a esquentar e por isso, vale à pena investir em uma mesa de saladas e frutas, recheios leves para os salgadinhos como ricota, rúcula e tomate seco. Se for servir massas, invista em molhos menos espessos, como ao sugo ou pesto.


Já o verão, estação mais aguardada do ano, vai de 21 de dezembro a 20 de março, nessa época as temperaturas são elevadas e por isso é preciso tomar cuidado na hora de preparar o cardápio para o grande dia. Tenha opções de sucos diversos e água de coco para os convidados, sirva todas as bebidas bem geladas, pois ajudam a refrescar. Opte por doces de frutas, sorvetes ou smoothies. Já para os salgados, escolha recheios bem leves, espetinhos de tomate, muçarela de búfala e manjericão; saladas variadas e mesa de frios são boas escolhas. 




No outono, período entre 20 de março e 20 de junho, o clima começa a ficar mais ameno, então é possível variar um pouco mais e você pode optar por uma estação de crepes, massas com molhos mais elaborados, bebidas mais encorpadas como o vinho. Já para os salgadinhos, você pode escolher massas folhadas e recheios mais ricos, como os que têm queijos e castanhas. 




E por fim, o inverno (minha estação favorita), que chega no dia 21 de junho e vai até 23 de setembro. Nessa época o ideal é que o cardápio seja bem quentinho e acolhedor. Opte por massas com molhos encorpados como os de queijo e carnes, cremes ou sopas, além do fondue. Nessa época os salgados fritos ou assados também fazem muito sucesso por causa da temperatura.  Os vinhos marcam presença e se você se casar em um lugar bastante frio (como no sul do país) avalie a possibilidade de servir chocolate quente na mesa de café da manhã.







Com informações do Uol / imagens da internet





2 comentários:

  1. Boa dica, e ótimos pratos deu até água na boca rs
    beijos
    inspiresenoamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir