Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Véu, voilette e mantilha


A maioria das noivas opta por usar véu, voilette ou mantilha no grande dia, pois ele ajuda a compor o visual, além de valorizar a beleza e ter um quê de mistério. Mas esse acessório é também repleto de significados.
Fonte: Site da grife Idea Sposa

Na antiga Grécia o véu era usado para proteger a noiva do mau olhado e dos possíveis admiradores. Já na Idade Média a peça era utilizada pelos anglo-saxões, como forma de identificar as mulheres casadas. Nesse mesmo período, em outras regiões, o véu representava a nobreza, além de ser utilizado para proteger pelas mulheres das classes mais abastadas para proteger a pele do sol e do vento.

Fonte: Google Images


Já para os cristãos o véu branco é simbolo da pureza e a virgindade, pois aparece em todas as imagens de Maria, mãe de Jesus.  Por isso, reza a tradição que somente as mulheres virgens podem se casar usando véu.

Tradições, supertições e crenças à parte, o fato é que o véu é um acessório muito bonito e que deixa a noiva com um look digno de princesa!

Tipos

Véu – feitos em tecido opaco, translúcido ou com um pouco de brilho.

Fonte: Google Images

Fonte: Contract Love - Google Images

Fonte: Google Images

Fonte: Google Images


Mantilha -  feita em renda e ornamentado com uma renda mais larga na beirada, pode ser também feito de tule com renda em volta.

Fonte: Google Images

Fonte: Google Images

Fonte: Google Images

Fonte: Google Images

Fonte: Google Images


Voilette – véu curto, usado com casquetes ou fascinator e tampa o rosto.

Fonte: Google Images

Fonte: Google Images

Fonte: Google Images

Fonte: Google Images



A escolha do véu deve ser feita após a definição do modelo do vestido. Quanto mais bordados e pedrarias, mais simples deve ser o véu. Mas se o vestido for pouco trabalhado o véu pode ser bordado, com aplicações e rendas, para compor o look da noiva.

O véu também depende da formalidade do casamento, quando mais clássico, maior o véu, a mesma regra vale para altares com escadas. Já nos casamentos diurnos e informais a noiva pode escolher o tipo de véu que mais lhe agradar e se irá usá-lo ou não.


Com informações dos sites Zankyou / Casamento e Cia

Um comentário:

  1. Bom dia! Tudo bem? Sou a Carolina, tenho dois blogs de noivas o Noivas.net e Nahodecasar.com.br
    Gostaria de propor uma parceria, caso tenha interesse, por favor, entra em contato.

    Fico no aguardo!
    Carolina
    info@noivas.net

    ResponderExcluir