Pesquisar este blog

sábado, 5 de novembro de 2011

O bouquet certo para você

Depois do vestido, o item mais importante do check list da cerimônia, para a noiva, é o bouquet! Cada noiva combina com um tipo de bouquet e esta escolhe depende de tudo. Ele precisa estar em harmonia com o vestido, com o tipo de corpo e altura da noiva e principalmente, com o estilo.  A cor também é fundamental, as mais utilizadas são o branco, tons de laranja, lavanda, rosa e vermelho.

O costume da noiva levar um bouquet começou na Grécia Antiga. Nesta época os bouquets eram feitas com ramos de ervas e alho, pois segundo os gregos atraia bons fluidos e afastava o mau-olhado, garantindo uma união duradoura. Já em Roma era comum a noiva levar um bouquet somente de ervas, que significava fidelidade e fertilidade. A tradição na Polônia é bem fofa, rsrs...no século XVII o bouquet era salpicado com açúcar, para adoçar o temperamento das noivas!

Recentemente, as ervas foram substituídas por flores e os bouquets passaram a ter diferentes formatos, cores e efeitos, de acordo com o estilo do vestido e personalidade da noiva. 

Tipos de bouquet

Braçada

Este modelo de bouquet de noiva é composto por um maço de flores que deve ser apoiado nos braços da noiva. O ideal é que seja usado por mulheres altas, cujo vestido seja mais simples e sem tantos detalhes. Normalmente o bouquet de noiva braçada é feito de tulipas, copo de leite ou lírios. Se for de rosas, o caule deve ser revestido com uma fita. Noivas que estão acima do peso podem encontrar neste modelo uma boa saída para disfarçar a barriguinha.

Cascata


É um bouquet de formato triangular, imitando a caída da água nas cascatas. Também conhecido por cacho de uva, o buquê no formato cascata tem em média 45 cm de tamanho. Tem flores no topo com algumas flores e folhagens se "esparramando", dando um visual natural. Não é indicado para noivas baixinhas, mas pode ser usado tanto pelas magras como pelas que estão acima do peso.

Redondo


É um bouquet de noiva romântico e o mais pedido entre as noivas. Pode ser usado em cerimônias de casamento à noite, de dia, no campo e também nas mais formais. O bouquet redondo possui cerca de 30 a 40cm, tem menos partes verdes (folhas e caules) e mais flores. Este tipo de bouquet não é indicado para noivas que estão acima do peso, principalmente os modelos mais robustos.

Dicas para escolher o bouquet

1 - Nunca se usa a mesma flor do bouquet na decoração do casamento.

2 - Depois de decidir qual o modelo do bouquet e escolher as flores, é necessário pensar no lado prático e no conforto. A maioria dos floristas aconselham a cobrir o caule com um tecido agradável ao toque e fácil de segurar. Pode ser o mesmo tecido do vestido de noiva, cetim ou gorgorão.

3 -  Verifique a antecedência com que o bouquet é entregue. De preferência duas horas antes da cerimônia. Assim, as flores mantêm-se frescas. 

4 - Se o bouquet for entregue na véspera, não se esqueça de colocar em água e, quando o tirar, limpar o caule.

5 - É aconselhável que a noiva receba o bouquet, pois saberá exatamente se corresponde ao que foi encomendado. Desta forma, evita que as flores entregues sejam diferentes das flores escolhidas.

6 - Se quiser dar um toque de sofisticação escolha a mesma flor bouquet para adornar a lapela do seu noivo. 


Com informações do site casamento click / imagens da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário