Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Fotografia - não deixe de registrar seu casamento

Registrar esse momento único que é o casamento é extramente importante! Você poderá lembra-se deste dia quantas vezes quiser, basta pegar o álbum e reviver as emoções! Mas para ter este momento guardado para sempre é preciso ter cautela para escolher os profissionais que irão registrá-lo.

O primeiro passo é visitar vários fotógrafos, conhecer seus portifólios e o estilo de fotografia que produzem. Lembre-se que esses profissionais têm a agenda cheia e por isso você precisa decidir rápido. Use a internet para verificar se existem reclamações sobre aquele profissional e conte com a ajuda de amigos que já casaram para te dar indicações. Avalie também o preço cobrado pelo profissional, às vezes aquele que cobra um fortuna não fará um trabalho tão bom quanto o que cobra um preço justo.

O estilo de fotografia pode variar entre o tradicional, com fotos posadas e momentos mais importantes ou fotojornalismo que registra detalhes, movimento, reações espontâneas. Se quiser, você pode pedir ao profissional para misturar os dois estilos.

Foto tradicional:

Fonte: Google Images

Fotojornalismo:

Fonte: Google Images

Se a grana estiver curta você pode pedir aos amigos para fotografarem a cerimônia e a recepção, é um risco, mas pode render boas fotos.

Após decidir quem será o profissional que irá fotografar seu casamento, peça a ele que providencie o contrato de prestação de serviços e fique atenta às cláusulas. Peça para levar o contrato para casa, para ter tempo de lê-lo com calma. Se puder, peça a um advogado para analisar, porque é melhor prevenir do que remediar.

É fundamental que o contrato contenha a data do casamento, número de horas que o fotógrafo e sua equipe irão trabalhar, custo das horas extras, valor total do serviço, política de cancelamento do serviço e se haverá taxa rescisória, tipo e quantidade de fotografias e tipo de álbum. O contrato também deve mencionar direitos de uso das imagens.

Filmagem

Os fotógrafos costumam ter uma equipe que filma o casamento e oferecem pacotes aos noivos. Avalie se vale à pena e atente-se para os mesmos detalhes de contrato que para o serviço de fotografia, peça para adicionar quantos minutos terá a gravação, se o material será entregue em DVD e quantas cópias vocês receberão. 


Tipos de ensaios fotográficos

E-session  
Fonte: Google Images

O termo é uma abreviatura de engagement session (em inglês) que significa sessão de fotos do noivado. Geralmente é um ensaio fotográfico descontraído, que é feito antes do casamento. Os noivos escolhem o local, que deve ter relação com a história do casal e agendam com o fotógrafo. Vale à pena levar itens que fazem parte da vida do casal, como presentes que marcaram

Foto divertida 
Fonte: Google Images

 Esse tipo de fotografia pode ser feita pela mesma equipe que cobrirá seu casamento/recepção. Porém, tudo é acordado antes. A ideia é registrar a alegria e descontração dos noivos e convidados. Para render boas fotos e risadas deixe disponíveis perucas, bigodes, chapéus e uma lousa com giz (para recadinhos).

Trash the dress 

Fonte: Google Images


 Para este tipo de ensaio é preciso desapego do vestido de noiva, pois você vai usá-lo sem dó nem piedade para subir em árvores, nadar, sentar-se em pedras e outros. A ideia é detonar o vestido. O local escolhido deve ser ao ar livre.

Já escolheu qual vai ser o estilo do seu ensaio fotográfico?

4 comentários:

  1. É legal fazer fotos de todos os jeitos, né?!! Huahauhauahuahauha! Posadas, sem pose, no olhar dos convidados!! Conheço pessoas que levaram algumas máquinas fotográficas e deram aos convidados para que eles fotografassem o casamento pelo olhar deles! O resultado é interessante!! Estou adorando seus posts!!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Dizem que o resultado de dar máquinas para os convidados é ótimo! Mas eu só iria fazer isso se tivesse um fotógrafo p/ registrar também, melhor garantir, né? Eu gosto mais de fotojornalismo...acho que vou querer assim p/ meu casório. As fotos ficam lindas!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. credo, nao confia na gnt??? hauhauahuahauha
    fotojornalismo eh sensacional ne amiga, mas quem nao eh da area acha as fotos estranhas, hihihihi
    entao faz os dois!!!

    ResponderExcluir